Esta página é destinada a discutir toda a complexidade e beleza da Medicina Tradicional Chinesa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O que é o TAO, afinal?


Taoísmo é uma Escola de Pensamento Chinês fundada por Lao Tse na Dinastia Han. é baseada nos textos Tao Te Ching, no Imperador Amarelo e nos pensamentos de  Chuang Tse.
O TAO pode significar "O caminho da Natureza", ou "O grande caminho", o vazio que sustenta o funcionamento do Universo.

O Taoismo enfatiza a espontaneidade, a libertação das normas e regras sociais, o respeito às diferentes formas de ser. É a antítese do Confucionismo, que prega a regulamentação moral e social, como uma forma de ordenar a sociedade e a cultura.

Filosofia:

. Do Caminho surge Um, de cuja consciência por sua vez surge o conceito de Dois (Yin e Yang), dos quais o número Três está implicito (Céu,Terra, Humanidade), produzindo a totalidade das coisas que conhecemos, as dez mil coisas, através da Harmonia dos 5 movimentos (wuxing) Terra, Fogo, Água, Madeira e Ar.

. Aja de acordo com a natureza, com sutileza em lugar de força. É a arte do não agir. Exemplo: lutar contra a correnteza é inútil, atrasando apenas. É melhor se deixar guiar pela força da água, e tudo dará certo. Confiando na nossa natureza e não na nossa racionalidade, poderemos encontrar realização e alegria numa vida sem grandes lutas reais ou imaginárias. Viver aquilo que se acredita é melhor do que pregar para que os outros a vivam.

. Unidade: Todos e tudo são interdependentes, uma coisa só, representamos apenas um momento presente. Tudo e todos são reestruturados de acordo com as circunstâncias. Nós apenas somos.

. Dualismo: Yin e Yang, opostos e complementares. Embora opostos, um não existe sem o outro, o movimento é circular, Yin dentro do Yang, e Yang dentro do Yin. Extremo de Yin vira Yang, extremo do Yang vira Yin. Ex: Homem e mulher, dia e noite, sol e lua, luz e sombra, ativo e passivo, vale e montanha, movimento e quietude, branco e preto, etc. Nenhum dos dois é melhor que o outro, são apenas faces do todo. Um sem o outro não existe.

Dúvidas? http://formspring.me/jocianenegrao

5 comentários:

  1. Interessante a filosofia Tao. O dualismo da existência humana e das coisas do mundo é retratado de forma bastante elementar e de fácil entendimento. Luciano Rufino.

    ResponderExcluir
  2. O melhor resumo que já li.

    ResponderExcluir
  3. Excelente, que beleza é essa verdade!

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Eu descobri que é isso que acredito. Minha forma de enxergar Deus é no Tao. O fato de falar em libertação de regras e normas sociais tem tudo a ver com o que defendo também pra minha vida, nesse mundo padronizado.

    ResponderExcluir
  5. A frase do Do "caminho", surge "um" (aquele que está consciente), de cuja consciência, por sua vez, surge o conceito de "dois" (yin e yang), dos quais o número "três" está implícito (céu, terra e humanidade); produzindo, finalmente, por extensão, a totalidade do mundo como o conhecemos, "as 10 000 coisas", através da harmonia do wu xíng. O caminho, enquanto passa pelos cinco elementos do wu xíng, é também visto como circular, agindo sobre si mesmo através da mudança para simular um ciclo de vida e morte nas 10 000 coisas do universo fenomênico.
    tenho visto em varios locais, mas em nenhum tem a referencia (autor, livro, pagina), pode me dizer , por favor. Agrato

    ResponderExcluir